domingo, 9 de novembro de 2008

Comentários de assuntos abordados no livro "Meu negro amor"



Comentário sobre preconceito

Atualmente, em quase todo o mundo, há uma mistura de raças.

Devido aos fatores históricos de um povo, eles se vêem com o direito de achar a sua cultura ou raça superior a dos outros, no que acaba gerando os preconceitos.

Existe três tipos de preconceitos:

-Social
-Racial
-Sexual

Esses três preconceitos, acabam gerando conflitos, onde aqueles que se acham superior, se vêem com o direito de interferir na cultura dos outros para acabar com ela.

No livro “Meu negro amor”, existe dois tipos de preconceitos, o social e o racial. Por a menina estar apaixonada por um negro pobre, a sua mãe acha isso errado por a menina ser rica (pelo pai) e branca.

No Brasil, esses preconceitos são muito comuns, devido à traços históricos, onde esse preconceituosos acham que os negros são pobres, sujos e merecem ser excluídos da sociedade.

Há muitas ONGs trabalhando para que haja o fim desses preconceitos, e com o fim deles, os conflitos também diminuíram, contribuindo para um mundo melhor.

Comentário sobre diferenças sociais

Atualmente, no Brasil, há uma grande diferença na distribuição de renda da população, o que faz com que muitos fiquem com pouco, e poucos fiquem com muito.

Aqueles que possuem muito, acreditam que eles são os melhores e acabam discriminando aqueles de baixa renda, e acabam não dando chances à aqueles que necessitam, deixando eles com aquela baixa renda, como no livro “Meu negro amor”, onde a menina se apaixona por um menino de baixa renda, e sua mãe acaba o discriminando.

Há algumas pessoas aqui no Brasil que possuem aquele grande pedaço de Terra para que fique sozinho, sem nenhum cultivo, enquanto muitos não possuem nem um metro de terra para morar, e então acabam tendo que morar na rua, e aqueles que possuem muito e não dá o que não usa, acaba achando ruim que eles ocupem o seu espaço.

Por isso, todos nós devemos ter somente aquilo que é de nossa necessidade, pois parece que tudo no mundo é “contado” onde se um tiver muito além do que necessita, outro terá muito menos do que era para ter.

Comentário sobre primeiro amor.

O nosso primeiro amor, geralmente acontece na adolescência. Nós podemos ter aquelas “paixõezinhas” quando somos crianças, mas nada como na adolescência.

Quando nos apaixonamos nessa fase, já pensamos que iremos viver infinitamente com aquela pessoa, e por isso procuramos fazer de tudo para consegui-la.

Todos nós já tivemos o nosso primeiro amor, mas nem sempre ele é correspondido, mesmo com o todo o sacrifício feito para consegui-lo.

Ás vezes pensamos que esse amor durará para vida eterna, mas pode não passar de um mês, mas isso é coisa da fase, e por isso devemos saber lidar com isso para que possamos fazer o melhor quando enfrentarmos ou ajudar aquelas pessoas que estão ao nosso redor e estão nesse período.

Comentário sobre relações entre pais e filhos

No mundo de hoje, os pais, na maioria das vezes querem ser amigos dos seus filhos, mas estes acham que o pai não é para compartilhar os seus segredos, e muito menos saber de sua vida intima.

Hoje é mais comum um amigo saber da vida de um adolescente do que um próprio pai. Isso acontece porque, normalmente as intimidades ocorridas, são algo que os pais se irritarão, já os amigos poderão ajuda-lo, e assim, o pai não fica sabendo da vida do filho.

Quando os pais são separados, a situação piora, pois aquele em que mora com o filho saberá pouco sobre sua vida (dependendo do filho) quanto mais aquele que mora distante.
Isso pode ser considerado errado, pois os pais, devem ser considerados os nossos melhores amigos, pois foram eles que ajudaram você quando era impossibilitado de fazer tudo, e então eles merecem saber sobre sua vida para, assim, poder ajuda-lo.

Nenhum comentário: